Terça, 10 de Dezembro de 2024
67 99818-4074
Política CG

Apenas eleição com Puccinelli e Zeca do PT supera diferença de votação entre Adriane e Rose

Adriane Lopes (PP) venceu as eleições com 12 mil votos a mais que a segunda colocada, Rose Modesto (União Brasil)

28/10/2024 09h27
Por: Diário de Três Lagoas Fonte: Midiamax
(Henrique Arakaki, Midiamax)
(Henrique Arakaki, Midiamax)

Com pouco mais de 12 mil votos de diferença, Adriane Lopes (PP) se reelegeu prefeita de Campo Grande neste domingo (27) em disputa contra Rose Modesto (União Brasil). O 2° turno de 2024 teve a segunda menor diferença no pleito entre os cinco já realizados na Capital.

Conforme os dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), apenas a eleição em que concorreu André Puccinelli e Zeca do PT em 1996 teve a menor diferença entre o eleito e não eleito. Naquele ano, Puccinelli conseguiu virada nas urnas e levou a prefeitura por apenas 411 votos de diferença de Zeca.

O pleito de 2024 garantiu a segunda menor diferença entre os concorrentes de ‘tira-teima’ desde a Constituição de 1988, quando ficou instituído o segundo turno nas eleições. 

Confira o ranking de menores diferenças:

1°- André Puccinelli (eleito) x Zeca do PT: 411 votos

2° – Adriane Lopes (eleita) x Rose Modesto: 12 mil votos

3° – Juvêncio da Fonseca (eleito) x Marilu Guimarães: 15 mil votos

4° – Marquinhos Trad (eleito) x Rose Modesto: 72,2 mil votos

5° – Alcides Bernal (eleito) x Edson Girotto: 108,7 mil votos

Adriane Lopes reeleita em Campo Grande
Mais votada no primeiro turno, Adriane Lopes (PP) manteve a vantagem nas urnas e foi eleita prefeita de Campo Grande neste domingo (27), segundo turno das eleições municipais. No primeiro turno, a prefeita recebeu mais de 140 mil votos e no segundo turno, 222.699 votos na preferência dos eleitores. A eleição está matematicamente definida no TRE-MS.

Adriane Lopes é advogada e chegou até a prefeitura como vice-prefeita em 2016, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2020 ao lado do então prefeito Marquinhos Trad, na época, no PSD. Adriane foi a primeira mulher eleita a ocupar o cargo de Chefe do Executivo e tomou posse em abril de 2022, quando Trad renunciou à prefeitura para disputar as eleições de governador.

A prefeita segue no primeiro mandato até dezembro e, em janeiro de 2025, assume o novo mandato no Paço Municipal. Apadrinhada pela senadora de MS, Tereza Cristina (PP), Adriane lançou a pré-candidatura em 19 de julho de 2024.

Posteriormente, a prefeita definiu como vice a doutora em odontologia, Dr. Camilla Nascimento (Avante), que substituiu o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP) em sua chapa.

No segundo turno, Adriane Lopes recebeu apoio de várias lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel (PSDB), do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que no primeiro turno apoiou chapa do PSDB. Após o resultado do primeiro turno, Tereza Cristina chegou a dizer que Bolsonaro ‘errou’ ao preferir apoiar a chapa tucana.

Campo Grande - MS

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Sobre o município
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.
Três Lagoas, MS
Atualizado às 09h09
29°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

32° Sensação
3.25 km/h Vento
64% Umidade do ar
65% (0.71mm) Chance de chuva
Amanhã (11/12)

Mín. 23° Máx. 33°

Chuva
Amanhã (12/12)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas